17 janeiro 2018

Bate-papo literário com Denise Tremura (@detremura) a rainha das Tags no twitter.

Fala pessoal, queridos leitores do blog Trovas de Pensamentos. Hoje começaremos um novo projeto aqui no blog, uma série de bate-papos literários com escritores, poetas, artistas em geral e leitores. Uma forma de conhecermos melhor cada convidado, principalmente no que diz respeito ao mundo literário.

Hoje, fico muito feliz em receber para esse bate-papo, a rainha do Twitter, nossa querida Denise Tremura.


Denise Tremura, nasceu em São José do Rio Preto e possui dois livros publicados: 



  • Guerreirasda Lua ( https://t.co/9EWzuIkCx7 )
  • Coração da Fênix ( https://t.co/qlywwYlYKR )

A fama no Twitter veio através das hashtags de SDV, o famoso Sigo de Volta. Através dessas tags, eu facilito o engajamento dos tuiteiros, muitos deles se encontram nas tags e fazem amizade por ali.


Vamos ao Bate-papo:

TROVAS DE PENSAMENTOS: Denise, é um prazer contar com a sua participação no Blog Trovas de Pensamentos. Conte-nos, o que mais o atrai na arte de escrever?


▶DENISE TREMURA: Desde criança, o fato de escrever me colocava em destaque entre os demais. Era sempre convidada a representar a turma ou a escola em eventos de literatura, as amigas pediam ajuda pra escrever cartas pros namorados, os colegas me olhavam diferente quando eu me destacava em algum concurso literário. 

TROVAS DE PENSAMENTOS: O que mais lhe inspira na hora de escrever?

▶DENISE TREMURA: A vontade de contar uma história, passar um pouco das minhas experiências para outras pessoas, saber que eu posso entreter, divertir e até mesmo emocionar um leitor... tudo isso me inspira a escrever. 

TROVAS DE PENSAMENTOS: Qual sua visão sobre o cenário literário nacional?

▶DENISE TREMURA: O brasileiro não tem muito o hábito de ler. Em parte, erro do conteúdo programático do MEC que oferece aos alunos livros muito difíceis, que eles consideram chatos. Vejo meus seguidores de 14, 15 anos reclamando por terem que ler Machado de Assis. Que eu saiba, Machado não escrevia para crianças. Criança tem que ler Harry Potter pra descobrir que ler é um prazer pra levar pra vida, não uma obrigação que a escola impõe. Deixe os aclamados gênios literários para quem já gosta de ler e pega um livro por desafio. 

TROVAS DE PENSAMENTOS: Bom, sabemos que você é fã do Paulo Coelho. Existe algum outro escritor/poeta ao qual admira?

▶DENISE TREMURA: Ah, vários! Gosto muito dos brasileiros José de Alencar, Jorge Amado, Fernanda Young, Érico Veríssimo. E também dos estrangeiros Sidney Sheldon, Alexandre Dumas Filho, Oscar Wilde, Marion Zimmer Bradley. Sem contar a saga Harry Potter, fantástica.
Em poesia, gosto do Fernando Pessoa, Drummond, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes. 

TROVAS DE PENSAMENTOS: Você já compôs alguma música?

▶DENISE TREMURA: Já tentei, mas não tenho muito jeito com versos. Meu negócio é prosa, rs.

TROVAS DE PENSAMENTOS: Você lembra qual foi o primeiro livro que leu?

▶DENISE TREMURA: Quando eu aprendi a ler, aquela foi uma experiência tão mágica pra mim que a professora da primeira série mandou chegar em casa e ler três lições e eu li a cartilha toda. 
Não me lembro o nome do meu primeiro livro, sei que era sobre conchinhas no mar. Mas o livro que me formou uma leitora apaixonada foi A DROGA DA OBEDIÊNCIA, do Pedro Bandeira. Eu devorei aquele livro e depois dele me tornei uma leitora compulsiva. 

TROVAS DE PENSAMENTOS: Quais plataformas virtuais utiliza para divulgação de seu trabalho?

▶DENISE TREMURA: As redes sociais estão a favor dos escritores. Apesar de todas as distrações da internet, vejo que os jovens estão lendo bastante hoje em dia. Todas podem e devem ser usadas para divulgação de trabalhos, mas eu utilizo mais o Twitter e Facebook.

TROVAS DE PENSAMENTOS: Você faz parte de algum coletivo, associação ou afins literários?

▶DENISE TREMURA: Não


TROVAS DE PENSAMENTOS: Seu trabalho é reconhecido no local onde mora?

▶DENISE TREMURA: Sim, eu sou a escritora da cidade, risos

TROVAS DE PENSAMENTOS: Qual o conselho que você deixaria para quem está começando agora a desbravar o mundo da escrita?

▶DENISE TREMURA: A parte mais difícil pra se escrever um livro é começar, seguida por continuar. Aconselho quem quer escrever a ter disciplina, escrever todos os dias com ou sem inspiração. Vai contando a sua história, nem que seja uma, duas horas, mas tem que ser todos os dias. Só pare quando terminar e terá o seu livro. 

TROVAS DE PENSAMENTOS: Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a Denise Tremura. Agradecemos sua participação no Blog Trovas de Pensamentos. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

▶DENISE TREMURA: Quanto mais você ler, melhor vai escrever. 


Sigam a Denise Tremura em suas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço todos os elogios assim como também as críticas, espero crescer a cada dia na escrita e no modo de utilizar as palavras, para que sempre que algum leitor deparar-se com aquilo que escrevo, sinta-se a vontade e confortável para ler.